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Troca de correia

Auto Mecanica Waltair

A correia dentada é um dos principais itens na lista de manutenção do seu automóvel. Fique atento para trocá-la na hora certa e evitar desfalque absurdo na conta bancária. Também chamada de sincronizadora, a correia dentada é responsável pela sincronia entre o comando de válvulas e o virabrequim. Ela faz com que os pistões e as válvulas trabalhem no tempo certo dentro dos cilindros. Trata-se de uma peça que dura algumas dezenas de milhares de quilômetros no motor e que não altera em nenhum momento o comportamento do carro, mesmo quando está para se romper. Ou seja, ela não avisa quando vai arrebentar. Por isso, ela exige que o proprietário do veículo não descuide de sua manutenção.

Como ela é responsável pelo sincronismo, quando se rompe, dependendo do motor, pode ocorrer um atropelamento de válvula (quando o pistão que está subindo se choca contra a válvula aberta) ou até mesmo um estrago no cilindro do motor. E a conta não fica barata, não.

Com tamanho estrago, a recomendação é ficar atento à manutenção da correia dentada. O proprietário deve seguir o que determina o manual do fabricante do veículo. Geralmente, a previsão de troca é aos 60 mil quilômetros. Mas para evitar surpresas desagradáveis, ela deve ser inspecionada a cada 20 mil quilômetros, principalmente se você roda por regiões de muita poeira, pó de minério. Se você for comprar um veículo usado e não sabe se o componente foi trocado, providencie a substituição.

O dono do carro deve lembrar também que existem alguns produtos que podem diminuir a durabilidade da correia, como óleo lubrificante e outros. É importante, ao trocar a correia, não deixar que troquem também o tensor e o rolamento sem que sejam avaliados. Diferentemente da correia, eles são componentes metálicos e têm durabilidade maior.