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Higienização e troca de filtro do ar condicionado automotivo

Auto Mecanica Waltair

Quando o motorista liga o ar condicionado, o módulo de injeção habilita o acionamento elétrico para a embreagem eletromagnética e através de um acionamento mecânico de correias e polias, o compressor, cria diferenças de pressão, fazendo com que o Fluido refrigerante com o óleo, faça o circuito de refrigeração, passando pelo condensador, filtro secador e válvula de expansão, estas são as linhas de alta pressão, onde o fluido está no estado líquido, ao passar pela válvula de expansão, que restringe a passagem do gás, ele se expande, baixando a pressão e a temperatura e entra no evaporador (geralmente dentro do painel do veículo), retirando através do fluxo de ar, o calor do interior do veículo, proporcionando uma temperatura mais agradável.

O gás do sistema de ar condicionado, se este estiver funcionando corretamente, não gasta ou baixa o nível, assim, não se deve dar “uma carga de gás” ou “completar a carga” quando o sistema não estiver apresentando funcionamento ideal. Deve-se sempre buscar o motivo do mal funcionamento, através de testes de vazamento para localizar possíveis defeitos, corrigi-los e então eliminar a umidade, repor o óleo perdido e o gás. Antes e depois do serviço realizamos um teste de eficiência do sistema para termos certeza do sucesso na operação.

Não há prazo de troca do filtro de ar condicionado por quilometragem. Vai depender de como o motorista usa o carro. Se anda mais em engarrafamentos, por exemplo, o filtro terá duração menor. Por isso, é fundamental a checagem periódica, pelo menos a cada 20 mil quilômetros.

O filtro vencido ou estragado não impede a entrada de impurezas e cheiros da rua no carro. Além do cheiro, o filtro velho pode impedir o fluxo de ar.