Serviços

Sistema de direção automotivo

Auto Mecanica Waltair

O sistema de direção automotivo é o responsável por transmitir o movimento do volante e da coluna de direção a uma caixa de direção e posteriormente as colunas de direção onde estão acopladas as rodas e pneus que giram em seu próprio eixo. Ele é composto de alguns componentes que trabalham em conjunto, fazendo com que o movimento de giro do volante seja transferido a caixa de direção e conseqüentemente as rodas, permitindo a manobra do veículo sob as condições normais de direção.

Quando o motorista dá o comando de direção, através do volante, o mesmo é forçado a ir para um dos lados de direção do veículo. Este movimento de rotação é levado pela coluna de direção até a caixa de direção. A coluna de direção é um componente que está em constante contato com o volante e caixa de direção. Como a coluna de direção é bipartida a mesma chega até a caixa de direção com algum ângulo, já que a caixa de direção fica presa no painel de fogo no centro do automóvel e o volante fica na posição do motorista. As partes da coluna são separadas por cruzetas que permitem o movimento de rotação em determinados ângulos.

A coluna de direção chega até a caixa de direção onde se acopla ao pinhão da caixa de direção. O pinhão possui uma engrenagem na ponta que se casa com a cremalheira, que também e dentada, e quando o pinhão gira de um lado para o outro leva também a cremalheira que se desloca para direita ou esquerda. A caixa é lubrificada internamente por um óleo de alta viscosidade. Na extremidade da cremalheira, tanto de um lado como de outro, são ligadas as barras de direção. As barras de direção são articuláveis como um pivô, podendo assim trabalhar em muitos ângulos. No fim da barra de direção encontramos os terminais de direção, também parecidos com um pivô que acoplados na barra de direção e no montante da suspensão movimentam toda a coluna de suspensão, rodas e pneus possibilitando a direção.

O sistema de direção automotivo precisa estar alinhado com o automóvel para que o desempenho do mesmo, em relação à estabilidade, seja o mais eficiente possível. Outro fator é que a direção precisa estar em um perfeito alinhamento com o veículo para evitar o desgaste irregular dos pneus, rolamentos e componentes da suspensão como batentes e pivôs entre outros.